Customização é a parte vital do processo de implementação de um ERP , apesar de todas as empresas serem tecnicamente iguais , com certeza cada empresa, mesmo concorrentes diretos, tem regras de negócios diferentes.
Para isso o ERP tem que ser adaptado para atender essas regras especiais que muitas vezes podem ser o diferencial de mercado para aquela determinada empresa.
Com o detalhamento documentado da customização devida , deverá ser levantado o custo para o desenvolvimento para cada item apontado. É necessário avaliar o impacto no processo de trabalho e o que vai ser penalizado caso não seja possível realizar determinada alteração. Podemos criar planilhas paralelas ou utilizar outros softwares para apoio, cabendo ainda a possibilidade de integração com outras ferramentas para poder conseguir o total gerenciamento da empresa.
Em alguns casos, as modificações são complexas e dispendiosas para a empresa simplesmente para agradar um capricho de um novo diretor , gerente, ou até mesmo um operador do sistema.
Resumidamente temos que atentar para as customizações que a empresa necessita e não a que o usuário quer.